top of page

A Relevãncia da Clínica ITC Vertebral em Portugal

 

As dores na coluna são um problema sério para a maioria dos Portugueses, sendo que 7 em 10 sofrem ou já sofreram de dores nas costas, mais concretamente 72,4% da população. Destes, mais de 420 mil faltam ao trabalho devido a dores nas costas, o que corresponde a uma parte significativa da população activa.

 

Diariamente 32,6% dos portugueses sofre de dores nas costas e 28,4% sente que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida por este problema.

 

Segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, as dores nas costas são a 2ª causa mais frequente das visitas ao médico e representam mais de 50% das causas de incapacidade física afectando tanto homens como mulheres.

 

As queixas mais frequentes são referentes à região lombar (70%) e podem ir desde doenças de carácter agudo (até 3 a 4 semanas) a crónico (a partir de 6 meses).

 

(Estudo referente ao impacto das dores de costas dos portugueses, realizado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada e organizado pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna (SPPCV), Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e pela Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC). Foi utilizada uma amostra de 602 pessoas com mais de 18 anos, de ambos os géneros, residentes no território continental)

 

O ITC (Instituto de Tratamento da Coluna) Vertebral Portugal constitui-se como um centro multidisciplinar pioneiro na Europa com participação de profissionais de várias áreas: Medicina Fisica e Reabilitação, Neurocirurgia e Fisioterapia. O programa ITC Vertebral foi criado no Brasil, no ano de 2005, através do Fisioterapeuta Hélder Montenegro e hoje está presente em todo o país com mais de 60 clínicas apresentando uma taxa de sucesso superior a 87%. É um método não-cirúrgico para tratar a hérnia discal e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protusão discal, espondilose, artrose etc.- intitulado Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA).

 

O método de RMA da Coluna Vertebral é um programa inovador, baseado em evidência científica que associa a Fisioterapia Manual à alta tecnologia de aparelhos exclusivos importados dos Estados Unidos (Mesa de Flexão-Descompressão e a Mesa de Tração Electrónica) e fortalecimento dos músculos profundos da coluna (Estabilização Vertebral e Pilates Clínico)

 

No ITC Vertebral de Portugal os pacientes são avaliados de forma integrada e complementar, com vista à identificação da disfunção ao nível da coluna vertebral, à resolução desses problemas, melhoria da sua qualidade de vida e à implementação de estratégias para alteração de hábitos de vida que contribuam para prevenir o ressurgimento dos problemas (com a integração dos seus pacientes pós-programa ITC, no Pilates Clínico inserido no mesmo espaço físico da clínica ITC).

 

© Copyright 2023 ITC Vertebral Portugal. Criado por Liliana Costa com Wix.com

  • Facebook Classic
  • Google Classic
bottom of page